FISCALIZAÇÃO

"Gato": restaurante em Maceió é flagrado furtando energia pela terceira vez

Energia seria o suficiente para abastecer cerca de 580 residências por um mês
Por Assessoria 13/02/2025 - 20:27
A- A+
Assessoria
Prática coloca em risco a segurança da rede elétrica e dos consumidores
Prática coloca em risco a segurança da rede elétrica e dos consumidores

Um restaurante localizado no bairro da Jatiúca, em Maceió, foi flagrado pela terceira vez em dois anos manipulando o medidor de energia, prática conhecida como "gato". A ação foi realizada durante a operação "Fim de Linha", em uma parceria entre a Equatorial Alagoas, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e o 1º Batalhão da Polícia Militar.

Durante a operação, as equipes de fiscalização identificaram que o estabelecimento desviava energia, comprometendo a medição correta do consumo. O furto de energia foi calculado em 175.000 kWh, o suficiente para abastecer cerca de 580 residências por um mês.

A prática, que coloca em risco a segurança da rede elétrica e dos consumidores, levou à lavratura de um Boletim de Ocorrência por furto e fraude de energia, conforme os artigos 155º e 171º do Código Penal Brasileiro. Stevon Schettino, Superintendente de Operação da Equatorial Alagoas, ressaltou a seriedade do crime.

"As intervenções nos medidores não só comprometem a medição, mas também representam riscos graves, como choques elétricos e incêndios. Além disso, sobrecarregam o sistema elétrico, afetando a qualidade da energia fornecida à população", afirmou.

A Equatorial Alagoas reforça a importância de combater esse tipo de irregularidade e solicita a colaboração da população na denúncia de práticas semelhantes. Denúncias podem ser feitas pelo site oficial da distribuidora ou pela Central de Atendimento através do telefone 0800 082 0196.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato