MOBILIDADE URBANA
DMTT apresenta projeto de trânsito e transporte para o Centro de Maceió
Mudanças incluem sistema BRT, faixa verde e redistribuição de paradas de ônibus
O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) apresentou nesta terça-feira, 18, durante reunião com representantes da Aliança Comercial de Maceió, um projeto de trânsito e transporte para o Centro de Maceió.
Segundo o órgão, o objetivo da requalificação viária é melhorar a mobilidade urbana, a circulação de pedestres e o acesso ao comércio local.
Uma das principais mudanças será redistribuição dos pontos de parada de ônibus, que atualmente se concentram nas Ruas do Comércio e das Árvores. Os pontos serão redistribuídos entre as Ruas Cincinato Pinto e do Sol.
O projeto também prevê a integração do Centro ao sistema BRT Maceió, com linhas específicas para a região, e a reorganização de circulação de veículos na Rua do Comércio para permitir o embarque e desembarque de passageiros.
Haverá ainda áreas exclusivas para táxis e transportes por aplicativo, além de um espaço destinado para clientes que compram itens de grande porte, como eletrodomésticos e móveis.
Lojistas também contarão com horários específicos para carga e descarga, evitando transtornos ao tráfego durante o horário comercial.
Está prevista a implantação de uma faixa verde exclusiva para pedestres. O calçadão do Centro será reformado e a região receberá um reforço na sinalização viária para mais organização no trânsito.
A reunião contou com a participação de 27 representantes do comércio local, além dos diretores do DMTT, Glauco Oliveira, do Sistema Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), e Luciano Martins, da Engenharia de Tráfego e Mobilidade.