AUMENTO
Reajuste de 5% para servidores de Maceió é publicado no Diário Oficial
Educadores não aceitaram oficialmente o reajuste de 5% e exigem 13,6%
A prefeitura de Maceió publicou nesta quarta-feira, 21, no Diário Oficial, a lei que reajusta em 5% os vencimentos dos servidores públicos municipais, divididos em duas parcelas de 2,5% a partir de maio e outubro de 2025. O reajuste vale para servidores estatutários e celetistas do Poder Executivo Municipal.
O aumento abrange também os proventos de aposentadoria e pensões que observam a regra da paridade, conforme a emenda constitucional nº 41, de 2003. Os salários reajustados não poderão ficar abaixo do salário mínimo nacional, em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Durante a gestão do prefeito JHC, foram concedidos reajustes para todos os servidores públicos efetivos, além de progressões por mérito e por titulação. O aumento salarial acumulado até o momento é de 26%.
Para os profissionais da Educação, o aumento acumulado é ainda maior, chegando a 32%. Além dos reajustes anuais, foram pagos mais de R$ 70 milhões em biênios atrasados desde a gestão anterior, beneficiando cerca de sete mil servidores da área.
Greve dos professores
A paralisação dos professores da rede pública de Maceió chegou à quarta semana, mantendo mais de 50 mil alunos fora das salas de aula. A categoria não aceitou oficialmente o reajuste de 5% e exige 13,6%.
Até o momento, não houve novo encontro oficial entre representantes do Executivo e da categoria. A ausência de mediação por parte da Comissão de Educação é apontada durante as manifestações como um dos fatores que dificultam o avanço nas negociações e a resolução da greve.