Meio ambiente
Operação da PM apreende 60 aves silvestres em feiras de Maceió e Rio Largo
Fiscalização combate comércio ilegal e proteção à fauna em Alagoas
Uma operação do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar de Alagoas resultou na apreensão de 60 aves silvestres comercializadas ilegalmente em feiras livres de Maceió e Rio Largo, nesse domingo, 1º.
A ação teve como foco o combate ao tráfico de animais silvestres e contou com o apoio da Diretoria de Inteligência (DINT) e do setor de inteligência do próprio BPA. Na feira do Tabuleiro dos Martins, em Maceió, foram resgatadas 29 aves. Já em Rio Largo, outras 31 foram encontradas em situação de cativeiro irregular.
Os responsáveis foram autuados por meio de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) por crime ambiental, conforme o artigo 29 da Lei nº 9.605, que proíbe a captura, manutenção e venda de animais da fauna silvestre sem autorização.
Após a apreensão, os animais foram encaminhados ao Ibama, onde passarão por avaliação, reabilitação e possível reintegração ao habitat natural.
O Batalhão Ambiental orienta que a população não compre nem mantenha animais silvestres sem autorização legal. Denúncias podem ser feitas pelo 190, pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente ao BPA, pelo telefone (82) 98833-5879.



