MOVIMENTAÇÃO POLÍTICA

Saiba os nomes mais cotados para sucessão de Lira na presidência da Câmara

Dois deputados aparecem nos bastidores como os mais prováveis de serem apoiados pelo alagoano
Por Redação 12/08/2024 - 18:49

ACESSIBILIDADE

Agência Câmara
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) deve quebrar ainda este mês o mistério sobre quem irá escolher apoiar como seu sucessor na presidência da Casa. Diante as especulações, dois nomes surgem como os mais cotados para receber o apoio do alagoano: Elmar Nascimento (União Brasil-BA), Antonio Brito (PSD-BA). Marcos Pereira (Republicanos-SP) também está na disputa pelo cargo.

A eleição para a presidência da Câmara está marcada para fevereiro de 2025, mas a disputa vem sendo travada há meses nos bastidores da Casa. Com a proximidade da decisão, os postulantes ao cargo têm intensificado suas articulações, buscando apoio entre diferentes correntes políticas, desde o PT, de Luiz Inácio Lula da Silva, até o PL, de Jair Bolsonaro. 

Conheça um pouco sobre os três deputados:

Antonio Brito (PSD-BA)

Brito é administrador de empresas e ex-presidente do Conselho Nacional de Assistência Social. Ele está em seu quarto mandato de deputado federal pela Bahia. O líder do PSD é o nome preferido do governo Lula para suceder o mandato de Lira. Esse apoio passa pelo alinhamento do deputado com as principais pautas que tramitam no Congresso. Fora da área econômica, porém, o deputado do partido presidido por Gilberto Kassab faz sinalizações para diferentes espectros políticos. Os acenos de Brito para a oposição foram coroados com um encontro realizado entre o parlamentar e o cacique do PL, Valdemar Costa Neto em abril.

Brito planeja alavancar sua candidatura com um evento da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB). Na terça-feira, 13, a entidade organizará um jantar em Brasília com a presença de autoridades como o próprio Lira, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Brito aposta no evento como uma demonstração de força para a disputa pela sucessão de Lira. O parlamentar baiano deverá discursar durante o jantar.

Elmar Nascimento (União-BA)

Apontado como nome favorito de Lira na disputa, Elmar é advogado e atualmente está em seu terceiro mandato como deputado federal pelo estado da Bahia. O político vem atuando forte nos bastidores e conquistando apoios importantes entre deputados, tendo grandes avanços no arco da esquerda. Desde o ano passado, Elmar tem viajado o Brasil em campanha e em busca de uma aproximação direta com os deputados.

Elmar pretende realizar nesta semana um ato para marcar sua posse como líder de um grande bloco parlamentar com 161 deputados. O blocão deve reunir ao menos oito partidos, entre siglas da base aliada do governo Lula e da oposição. São elas: União Brasil, PP, PDT, Avante, Solidariedade, PRD e a federação PSDB-Cidadania.

Marcos Pereira (Republicanos-SP)

Pereira é advogado, bispo da Igreja Universal do Reino de Deus e 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados entre 2019 e 2021 e desde 2023, seu segundo mandato no cargo. Segundo a avaliação de parlamentares, sua orientação religiosa pode ser um diferencial na campanha pela presidência da Câmara: bancada evangélica na Casa conta com 202 deputados. Presidente nacional do Republicanos, Pereira tem se aproximado do Palácio do Planalto em algumas ocasiões, mas os articuladores do governo Lula preferem que o novo líder da Câmara tenha um perfil mais alinhado ao Planalto. 

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato