POLÍTICA

Planalto diz que mantém Geddel, mas cobra pedido de desculpas

Por Folhapress 21/11/2016 - 16:57

ACESSIBILIDADE

Planalto diz que mantém Geddel, mas cobra pedido de desculpas (Crédito: Reprodução)
Planalto diz que mantém Geddel, mas cobra pedido de desculpas (Crédito: Reprodução)

Mesmo sob pressão para afastá-lo do cargo, o presidente Michel Temer anunciou nesta segunda-feira (21) que o ministro Geddel Vieira Lima continuará no governo federal.

Para arrefecer a atual crise, porém, assessores e auxiliares presidenciais defendem que Geddel faça um pedido público de desculpas. A avaliação é que, diante de escândalos de corrupção revelados pela Operação Lava Jato, o país não aceita mais esse tipo de comportamento por parte de um ministro.

Em nota, Temer ressaltou ainda que todas as decisões sob a responsabilidade do Ministério da Cultura serão encaminhadas e tratadas "estritamente sobre critérios técnicos".

"Serão respeitados todos os marcos legais e preservada a autonomia decisória dos órgãos que o integram, tal como ocorreu no episódio de Salvador", ressaltou.

A nota distribuída pela Presidência da República cometeu uma gafe e errou o cargo do ministro. Geddel foi anunciado como titular da Secretaria-Geral da Presidência da República, quando é na verdade da Secretaria de Governo.

Nos bastidores, o presidente reconhece que o ministro cometeu um erro ao ter pressionado o ex-ministro Marcelo Calero, da Cultura, a produzir um parecer técnico para liberar um empreendimento imobiliário no qual tem um apartamento.

Ele entende, contudo, que é um motivo pequeno para justificar a demissão do ministro. Além disso, como o parecer não foi alterado, a posição do Palácio do Planalto é que Geddel não teve poder para fazer prevalecer o seu desejo.

Nesta segunda-feira (21), a maioria dos integrantes da Comissão de Ética da Presidência da República votou pela abertura de procedimento investigativo para apurar se Geddel violou a legislação sobre conflito de interesse.


Encontrou algum erro? Entre em contato