POLÍTICA

Presidente eleito Bolsonaro diz que governo deve ficar com 20 ministérios

Por R7 28/11/2018 - 07:47

ACESSIBILIDADE

Bolsonaro durante entrevista no gabinete de transição — Foto: Rafael Carvalho/Governo de Transição
Bolsonaro durante entrevista no gabinete de transição — Foto: Rafael Carvalho/Governo de Transição

O presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou que o número de ministérios no seu futuro governo pode chegar a 20. Atualmente existem 29 ministérios e, durante a campanha eleitoral, Bolsonaro havia dito que, se eleito, o número de pastas seria reduzido a "no máximo" 15.

"O desenho [da Esplanada] está praticamente concluído, acho que a última versão será apresentada amanhã [hoje] cedo por parte do Onyx Lorenzoni [futuro chefe da Casa Civil] e, a partir daí, cada titular da pasta começa a formar o ministério", afirmou o presidente eleito.

Questionado, então, sobre o número de pastas, respondeu: "Não vai chegar a 20 [ministérios], não, tá? É 20 no máximo ali. Porque a gente vai vendo, por uma governabilidade até, não podemos sobrecarregar demais uma pessoa em um ministério. Então, refizemos alguma coisa", afirmou o presidente eleito.

Como exemplos, citou os casos do Banco Central e da AGU (Advocacia-Geral da União), para os quais já anunciou, respectivamente, o advogado André Luiz Mendonça e o economista Roberto Campos Neto."O Banco Central [manterá o status] até a sua independência. A AGU, entendemos que tem que ter o status de ministério", disse.

Segundo Bolsonaro, a ideia era reduzir à metade o número de ministérios, mas, em razão da "funcionalidade", algumas pastas não perderão status. No início deste mês, o ministro do Planejamento, Esteves Colnago, se reuniu com a equipe de transição e afirmou que a economia de gastos da União com a redução de ministérios "não é tão grande" do ponto de vista fiscal.

Em entrevista, ele explicou também que a articulação com o Congresso será compartilhada entre o o futuro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e o general Carlos Alberto dos Santos Cruz, anunciado na segunda (26) como ministro da Secretaria de Governo.

"[Será] compartilhada. Onyx vai ser o comandante dessa área. Santos Cruz também vai ter responsabilidade nessa área, ele muitas vezes teve em audiências no parlamento, sabe como funciona. Foi conversado com ele sobre todas as suas responsabilidades. No meu entender, é uma pessoa qualificada para a função."



Encontrou algum erro? Entre em contato