NOVO SISTEMA

Deputado Arthur Lira volta a defender semipresidencialismo a partir de 2026

No sistema o presidente divide o poder com o Legislativo
Por Bruno Fernandes 23/11/2021 - 15:51
A- A+
Agência Câmara
Arthur Lira
Arthur Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu nesta terça-feira, 23, mais uma vez o semipresidencialismo no Brasil, em entrevista à GloboNews.

Durante a entrevista, o parlamentar por Alagoas defendeu a ideia, mas destacou que é necessário debater para vigorar a partir de 2026 ou 2030.

“É um projeto que tem que ser discutido com calma, com audiência, reuniões, muito debate. Para 2026 ou 2030, isso não interferirá nas quatro linhas de ninguém”, disse.

Lira destacou ainda a necessidade de reforma no sistema político que ajude o país a sair do que ele defendeu como “amarras do presidencialismo de coalizão” para que “impeachment não vire rotina”.

Na última segunda-feira, 22, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou fortemente a proposta defendida pelo seu alido e afirmou que a ideia é "idiota".

“Tem certas coisas que é tão idiota que não dá nem para discutir. Eu não vou começar a bater boca com ninguém sobre esse assunto”, disse Bolsonaro na saída do Palácio da Alvorada, em conversa com apoiadores.

No sistema semi-presidencial, o presidente divide o poder com o Legislativo e existe o cargo do primeiro-ministro. Além de Lira, que defende debater o tema e adotá-lo a partir de 2026, o ex-presidente Michel Temer também é favorável ao sistema.

O modelo político também já foi proposto pelo ministro Gilmar Mendes, em 2017.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato