Divulgação
Reitor Josealdo Tonholo receberá a homenagem na próxima sexta, dia 17
O reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, vai receber o título de Cidadão Honorário de Maceió. A cerimônia de concessão da comenda será realizada na próxima sexta-feira (17).
O vereador José Márcio pediu a outorga para o reitor da Ufal, proposta sobescrita por Chico Filho, com relatoria da vereadora Teca Nelma. A Câmara aprovou por unanimidade a concessão do título em sessão especial, no auditório da reitoria da universidade, a partir das 9h.
“É um orgulho muito grande receber essa comenda”, disse o reitor da Ufal.
Nascido em Ribeirão Preto (SP), Tonholo integra a Universidade Federal de Alagoas há quase 29 anos, quando saiu de sua cidade natal para viver em Maceió, em 1993. “Eu vim de mala e cuia. A minha vida foi totalmente transformada e não foi só uma mudança de locus, foi uma mudança de vida mesmo”.
“Nessa terra eu construí a minha família, casei, tenho as minhas filhas e a minha casa com meu trabalho digno e gratificante”, continuou.
Carreira de Tonholo na educação
Josealdo Tonholo é pós-doutor pelo Departamento de Materiais da Universidade de Loughborough, na Inglaterra. Bacharel e licenciado em Química, o docente é mestre e doutor em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP).
Como professor atua nas áreas de Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação, Sistemas de Inovação, Empreendedorismo Inovador, Proteção do Conhecimento, Transferência de Tecnologia, Interação Universidade-Empresa e Incubadoras de Empresas/Parques Tecnológicos. E suas pesquisas científicas são voltadas para as áreas de Eletrocatálise e materiais; Degradação de resíduos da indústria de petróleo; Eletroanalítica; Eletroquímica orgânica; Corrosão em estruturas metálicas/concreto; Gestão em CTI; e Empreendedorismo.
Ele já passou por cursos de graduação e pós das exatas e tem trabalhos interdisciplinares com a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) e outras áreas como Jornalismo e Reações Públicas. Ele também já foi pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, em momentos onde a Universidade demandava diferentes ações.
Sobre a comenda
A cidadania honorária é um título de honraria que uma pessoa de importância recebe de uma localidade. É uma espécie de adoção oficial, sugerida por algum parlamentar.
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.