ELEIÇÕES

Cunha e JHC aparam arestas e senador vira candidato único do grupo ao governo

Articulações de Rui e Dantas reatam interesses de tucano e socialista
Por Odilon Rios - Especial para o Extra 27/02/2022 - 08:19
A- A+
Facebook / Reprodução
Rodrigo Cunha e JHC: longo histórico de parceria eleitoral que deve se repetir no pleito deste ano
Rodrigo Cunha e JHC: longo histórico de parceria eleitoral que deve se repetir no pleito deste ano

Após meses de afastamento, o prefeito de Maceió, JHC (PSB), e o senador Rodrigo Cunha (PSDB) selaram a paz e a equipe de ambos respira aliviada. Os entraves se referiam às negociações no grupo para a disputa a governador. Semana passada ele teve encontro com a direção nacional do PSB e, ao que parece, vai apoiar Cunha ao Palácio República dos Palmares, desistindo da candidatura própria que implicaria em renunciar ao Executivo municipal.

O movimento coincide com a velocidade dos acontecimentos eleitorais: o ex-prefeito de Maceió Rui Palmeira assumiu o comando do PSD em Alagoas e está em campo em busca de apoios. O deputado estadual Paulo Dantas (MDB) deve mesmo assumir o Executivo – o governador Renan Filho (MDB) confidenciou a ele que renunciaria ao mandato para disputar o Senado.

A maioria dos deputados, prefeitos, vereadores e líderes comunitários escolheu seu lado e isso vai afunilando as chances de novos candidatos surgirem e tentarem viabilizar os próprios nomes.

Há também o xadrez nacional. O Cidadania aprovou esta semana aliança com o PSDB e não com o PDT que lançará Ciro Gomes ao Palácio do Planalto. O Cidadania em Alagoas é gerido por Régis Cavalcante; o PDT pelo vice-prefeito Ronaldo Lessa. Cunha e Lessa têm maior aproximação entre si que o senador e Cavalcante, ex-deputado federal e crítico contumaz de Jair Bolsonaro, posição bem diferente da adotada pelo tucano no mandato em relação ao presidente.

O calendário eleitoral vira a folha. As federações terão de estar fechadas até 2 de abril. As convenções serão de 20 de julho a 5 de agosto. E a janela partidária será aberta na próxima semana, 3 de março, com duração até 1º de abril. É chance única para mudar de partido em ano de eleições.

Leia na íntegra no EXTRA ALAGOAS nas bancas!


Encontrou algum erro? Entre em contato