INVESTIGADO
Calheiros pede ao STF a inclusão de Bolsonaro no inquérito dos atos criminosos
Senador quer prisão preventiva de Bolsonaro dada sua condição de fugitivo
O senador Renan Calheiros (MDB), concedeu entrevista na manhã desta segunda-feira, 9, para a CNN Brasil, informando que vai pedir a expulsão do governador afastado do DF, Ibaneis Rocha (MDB).
Volto a Brasília para colher assinaturas da CPI que investigará golpistas e aqueles que, por ação ou omissão, ajudam os terroristas. Eles incluem Bolsonaro, o Procurador Aras, militares e políticos. No MDB vou defender a expulsão do governador do DF.
— Renan Calheiros (@renancalheiros) January 9, 2023
Fora isso, também pediu ao STF a inclusão de Jair Bolsonaro no inquérito dos atos antidemocráticos como investigado e, se necessária, a prisão preventiva dada sua condição de fugitivo.
Além da CPI, como senador, pedi também ao STF a inclusão de Jair Bolsonaro no inquérito dos atos antidemocráticos como investigado e, se necessária, sua prisão preventiva dada sua condição de fugitivo. pic.twitter.com/QOmHnhZyYF
— Renan Calheiros (@renancalheiros) January 9, 2023
Ainda ontem, 8, Calheiros falou sobre os atos criminosos. "Baderneiros depredaram o patrimônio. Crimes reincidentes, anunciados como o vandalismo na sede da Polícia Federal e o terrorismo no aeroporto. O chefe da Segurança do governo do Distrito Federal e a leniência local do governo exigem uma intervenção federal imediata. Os golpistas não passarão e a ordem prevalecerá", afirmou.
O CASO
Milhares de extremistas bolsonaristas invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do STF na tarde do domingo (8).
O efetivo policial não conseguiu conter os terroristas que invadiram os prédios dos três Poderes, muitos deles munidos com máscaras de gás e capacetes —indícios de que o ataque foi planejado. O presidente Lula decretou a intervenção federal do DF até o dia 31 deste mês.