SUPERINTENDENTE REGIONAL
Apoiador de Lula, Joãozinho Pereira é mantido por Arthur Lira na Codevasf
Estatal ligada ao Ministério da Integração Nacional possui orçamento de R$2,27 bilhões para 2023Em uma matéria publicada pelo jornal O Globo no último domingo, 26, foi revelado que o presidente Lula teria fechado um acordo com o grupo chamado "Centrão" para manter o controle político da Codevasf. Um dos resultados desse acordo seria a permanência de Joãozinho Pereira na Superintendência Regional de Alagoas da instituição.
Joãozinho Pereira é ex-prefeito e primo do atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. De acordo com o jornal, a permanência de Joãozinho na Codevasf seria garantida graças ao apoio de Lira ao governo Lula.
Na campanha passada, mesmo sendo Lira um apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, Joãozinho Pereira participou de um ato político defendendo a candidatura de Lula à Presidência da República, conforme registrado em um vídeo que circulou nas redes sociais.
Nas imagens registradas durante um evento de apoio à irmã, Jó Pereira, então vice na chapa de Rodrigo Cunha ao governo de Alagoas Joaozinho disse.
“Vou falar baixinho, né? Pergunto: quem vota aqui no outro presidente? No outro, no outro”, disse, estimulando a plateia.Em seguida, passou o microfone para o locutor do evento, que extravasou: “É Lula ou não é, gente!?”. A plateia gritou e aplaudiu.
A Codevasf, estatal ligada ao Ministério da Integração Nacional, é considerada uma das mais importantes da atual estrutura do governo federal, com um orçamento de R$ 2,27 bilhões para 2023. Embora o órgão já esteja sob o controle de Lira e do líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), havia expectativa de que a estatal fosse entregue para o MDB ou o PSD.
Com o acordo firmado com o "Centrão", entretanto, o controle político da instituição deve permanecer com o grupo de deputados federais e senadores, que indicarão pessoas para cargos relevantes em nível nacional e nos Estados.
Publicidade