PARANÁ PESQUISAS
Administração de JHC tem aprovação de 74,1% da população de Maceió
Levantamento também mostra que governador Dantas tem a aprovação de 49,9% da população da capitalO prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), tem ótimo desempenho administrativo na avaliação da população de Maceió que participou de uma pesquisa divulgada nesta terça-feira, 18, pelo Instituto Paraná Pesquisas. De acordo com o resultado, o prefeito JHC é aprovado por 74,1% da população da capital alagoana. Dos entrevistados, 22,1% desaprova a gestão JHC e outros 3,8% apontaram que não sabem ou não opinaram.
Segundo assessores do prefeito, o percentual de aprovação coloca JHC entre os mais bem avaliados no País, de acordo com levantamento realizado em outras capitais. "O prefeito de Salvador, Bruno Reis, é aprovado por 68%; o gestor de Porto Alegre, Sebastião Melo, tem aprovação de 63,4%; o prefeito de Recife, João Campos, aprovado por 66,3%; o gestor de Porto Velho, Hildon Chaves, tem 66,1% de aprovação; o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, 57,1%; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, tem 55,8%; e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, tem 53,3% de aprovação" informa a assessoria.
Para a realização da pesquisa em Maceió, o instituto utilizou uma amostra de 800 eleitores, sendo esta estratificada segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica. O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais entre os dias 13 e 16 de abril de 2023.
A amostra da Paraná Pesquisas em Maceió atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais.
Paulo Dantas e Lula
A pesquisa também ouviu eleitores sobre o desempenho do governador Paulo Dantas. O resultado mostra que a população se divide entre aprovação, com 49,9% dos entrevistados, e desaprovação por 45% deles. Eleitores que não sabem ou não opinaram somam 5,1%.
Em relação ao presidente Lula, apesar de Maceió ter dado vitória nas urnas para o candidato Bolsonaro, a pesquisa mostra que agora a aprovação da administração do petista é de 51,5%. Outros 45% desaprovam a gestão Lula e 3,5% não quiseram responder ou não sabem.