GOVERNO LULA

Nordestinos são os mais confiantes na recuperação da economia

Quatro em cada 10 brasileiros acreditam que encerrará o ano menos endividado
Por José Fernando Martins 20/05/2023 - 08:37
A- A+
Assessoria
Centro de Maceió
Centro de Maceió

O Governo Lula tem a aprovação de 62% da região Nordeste. É o que infor- ma o levantamento da Pesquisa Febraban/Ipespe, divulgada há duas semanas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Por outro lado, a região Sul, co- nhecida pelo conservadorismo e pelo pensamento de “somos qua- se Europa”, registrou o menor índice de aprovação: 40%. E o Nordeste é o que mais acredita no governo do petista. 

Os nordestinos são os mais otimistas quanto ao desempenho futuro do Governo, à melhoria da vida pessoal e do país: 57% – acima do percentual do país (51%). Os entrevistados nesta região acreditam que o desempenho do Governo nos próximos meses de 2023 será ótimo e bom. Essa expectativa é menor que 50% apenas no Sudeste (48%) e no Sul (45%). 

Entre os sulistas, 33% creem que o Governo será ruim e péssimo até o final de 2023 (27% no total da amostra). E apesar do Sudeste e do Sul ver o Governo Lula com pessimismo, contraditoriamente, a esperança de melhoria da vida pessoal e familiar fica acima de 60% em todas as regiões, chegando a 75% no Nordeste e caindo para 62% no Sul. Demais regiões variam entre 69% e 72%. 

Embora também expressiva, a expectativa de melhoria do país fica em patamar mais baixo, com 57% no Norte e no Nordeste, e pontuando menos da metade no Sudeste (49%) e no Sul (46%). Quanto às finanças pessoais, os nordestinos informaram que: 18% já se recuperou; 38% vai se recuperar; e 30% vai se recuperar só depois de 2023 da crise pós-pandemia e pós-Bolsonaro.

Leia na íntegra no EXTRA nas bancas!

Publicidade

Continua após a publicidade



Encontrou algum erro? Entre em contato