EMBATE NA JUSTIÇA
Globo vai ao STF para tentar se livrar de contrato com TV de Collor
Ministro Kassio Nunes Marques foi sorteado relator do caso, que deve ser apreciado em agostoA Globo levou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a briga com a TV Gazeta de Alagoas, emissora do ex-presidente Fernando Collor e afiliada da Globo desde 1975. O ministro Kassio Nunes Marques foi sorteado relator do caso, que deve ser apreciado em agosto, já que tem tramitação prioritária, mas ainda não há uma data para a sua conclusão. As informações são do portal F5, da "Folha de S Paulo".
Desde o ano passado, a Globo tenta se livrar do contrato que tem com a empresa. A batalha jurídica se deslocou para Brasília depois que o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) decidiu, em junho, que a TV Gazeta continuaria, por força de liminar, afiliada da Globo por mais cinco anos.
O motivo alegado pelo TJ-AL é a recuperação judicial das Organizações Arnon de Mello, da qual a TV Gazeta faz parte. O grupo tem dívidas acumuladas ao longo de vários anos. Apesar de uma votação de credores aprovar o plano de recuperação, o grupo de Fernando Collor de Mello está sendo investigado por supostos crimes falimentares.
O contrato original entre as partes acabou no dia 31 de dezembro passado. Em outubro, a Globo comunicou à TV Gazeta que não renovaria o vínculo, por conta de escândalos envolvendo a emissora nos últimos anos. Entre eles, está o uso da afiliada, por parte de Collor, para receber propina em um esquema de corrupção. Collor foi condenado a oito anos de prisão no STF em julho devido ao caso.
Vale ressaltar que a Globo já tem um acordo verbal com o Grupo Asa Branca de Comunicação, dono da TV Asa Branca, sua parceira no interior de Pernambuco, para substituir a TV Gazeta.