ELEIÇÕES 2024
Apenas 19% das candidaturas para prefeituras em Alagoas são de mulheres
Estado registrou um total de 259 candidaturas entre homens e mulheres para o pleito deste anoA representatividade feminina nas eleições municipais de Alagoas em 2024 ainda é limitada. Entre os 102 municípios do estado, apenas 50 mulheres concorrem ao cargo de prefeita, representando 19% do total de 259 candidaturas.
Em comparação, em 2020, 63 mulheres disputaram prefeituras, segundo balanço realizado pelo portal Eufemea, com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo para registro de candidaturas terminou na quinta-feira, 15.
Dados do TSE indicaram 1.902 candidaturas femininas no estado, abrangendo os cargos de prefeita, vice-prefeita e vereadora. A maior parte dessas candidaturas é para vereadora, totalizando 1.794 mulheres.
Entre as candidatas à prefeitura, 10 buscam a reeleição em seus municípios. São elas:
— Ceci (Atalaia)
— Livia Carla (Barra de Santo Antônio)
— Lucila Toledo (Cajueiro)
— Ziane Costa (Delmiro Gouveia)
— Silvana (Flexeiras)
— Marcela (Novo Lino)
— Suzy Higino (Olho D’Água Grande)
— Denyse Siqueira (Ouro Branco)
— Eronita Sposito (Porto Calvo)
— Vanessa (São José da Laje)
A distribuição das candidaturas femininas revela que o MDB lidera com 36% das candidatas, seguido pelo PP com 18%, e o Republicanos com 10%. Outros partidos, como PDT e PL, possuem 8% das candidatas cada um, enquanto PSB e UP têm 6% e 4%, respectivamente.