ELEIÇÕES 2024
Veja as perguntas mais pesquisadas sobre os candidatos de Maceió no Google
Foram considerados os termos sugeridos ao escrever o nomes que concorrem à prefeitura no GoogleCom a proximidade das eleições de 2024, aumentam as buscas por informações sobre os candidatos. Este ano, os brasileiros irão às urnas para escolher prefeitos e vereadores.
Em Maceió, seis nomes concorrem à prefeitura. O EXTRA separou as perguntas mais pesquisadas por eleitores sobre os candidatos ao cargo de chefe do Executivo municipal pelos próximos quatro anos.
Foram considerados os termos que aparecem como sugeridos ao escrever o nome de cada candidato na barra de pesquisa do Google, buscador mais usado do mundo.
Confira:
JHC é de direita ou de esquerda?
Direita. Atual prefeito de Maceió, JHC é filiado ao Partido Liberal (PL). Desde o ingresso do grupo de Bolsonaro em 2021, a sigla, que antes poderia ser lida como centro-direita, se reafirma como um partido de direita. Em carta à militância, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, definiu os valores de Liberdade, Fé cristã, Família e Liberalismo econômico como comprometimentos ideológicos.
Rafael Brito é Lula?
Sim. O Partido dos Trabalhadores em Alagoas cogitou lançar candidatura própria à prefeitura de Maceió, mas desistiu para apoiar Rafael Brito, nome escolhido pelo MDB. O nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é mencionado, inclusive, em um trecho do jingle da campanha de Brito: “Lula quer, Paulo quer, Renan quer, o povo quer…”.
Quem é Lenilda Luna?
Jornalista, pedagoga e radialista. Lenilda Luna de Almeida tem 57 anos e atualmente é jornalista concursada da assessoria de comunicação social da Universidade Federal de Alagoas. Lenilda é candidata pela Unidade Popular e faz parte do Movimento de Mulheres Olga Benário e do Movimento Luta de Classes. Em 2020, Lenilda também concorreu ao cargo municipal. Em 2022, disputou uma vaga na Assembleia Legislativa.
Lobão é de qual partido?
Solidariedade. Lobão teve o primeiro contato com a política sendo filiado ao PSB. Depois, mudou para o MDB e em 2023 juntou-se ao Solidariedade, um partido de centro fundado em 2012 e registrado oficialmente em 2013. O principal líder da legenda é Paulinho da Força. Em julho de 2024 possuía 382.768 filiados.
Rony Camelinho é vereador?
Não. Rony Camelinho (Agir) não é vereador. Em 2022 ele se candidatou ao cargo de deputado federal pelo PSB, mas teve 554 votos e não conseguiu se eleger.
Nina Tenório
Não foram encontrados resultados sobre a candidata Nina Tenório (PCO).