POLÍTICA

Valdemar diz que vai conversar com Arthur Lira sobre anistia a Bolsonaro

Ex-presidente está inelegível até 2030 por abuso de poder político em uma reunião com embaixadores
Por Redação 24/10/2024 - 21:45

ACESSIBILIDADE

Reprodução/PL
Valdemar e Bolsonaro
Valdemar e Bolsonaro

O presidente nacional do PL (Partido Liberal), Valdemar Costa Neto, diz ter um encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), na próxima semana, para discutir uma anistia ao ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL).

Ao R7, Valdemar disse que a ideia é “acelerar” a tramitação do projeto de lei que livra os presos do 8 de janeiro para incluir na mesma proposição a anistia a Bolsonaro. Desse modo, o ex-presidente poderia concorrer ao pleito de 2026. Em 2023, o ex-chefe do Executivo foi declarado inelegível até 2030 por abuso de poder político em uma reunião com embaixadores meses antes da eleição de 2022.

Antes do encontro, Lira deve se reunir com Bolsonaro, entre esta quinta e sexta-feira, segundo o presidente do PL. Valdemar pretende pedir a Lira que ele “toque” a proposta da anistia ou que repasse a responsabilidade ao próximo presidente da Câmara, que será eleito em fevereiro de 2025. A equipe de Lira negou que qualquer reunião deva acontecer.

O projeto da anistia é visto como uma “moeda de troca” na disputa pela sucessão de Lira, e o PL procura um nome que faça acordos com a bancada. Na terça-feira, 29, a proposta da anistia deve ser votada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara. O relator do texto é o deputado federal Rodrigo Valadares (União Brasil-SE), aliado de Bolsonaro.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato