POLÍTICA

Câmara aprova primeiro projeto de regulamentação da reforma tributária

Texto vai a sanção do presidente Lula, que ainda pode vetar dispositivos
Por Redação 17/12/2024 - 18:36

ACESSIBILIDADE

Câmara dos Deputados
Deputados ainda vão terminar de analisar todas modificações do Senado
Deputados ainda vão terminar de analisar todas modificações do Senado

A Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira, 16, a votação de um dos projetos que regulamentam a reforma tributária. O placar foi de 324 votos a favor contra 123.


Os deputado decidiram retirar as mudanças feitas pelo Senado. Com isso, por exemplo, as bebidas açucaradas, como refrigerantes, estarão na lista do imposto seletivo.

Foram mantidos itens já aprovados pela Câmara, antes de o texto passar pelo Senado, como: cashback para consumidores pobres, taxa menor para imóveis e cesta básica nacional isenta de imposto.

Agora, o texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ainda pode vetar trechos da proposta. Deputados e senadores podem derrubar os vetos em sessão do Congresso se discordarem da decisão do presidente da República.

A regulamentação estabelece "trilhas" para o funcionamento e as cobranças do novo sistema de tributação sobre produtos e serviços. O regime começará será totalmente implementado em 2033, depois de uma transição gradual iniciada em 2026.

No primeiro ano de implementação do sistema, não haverá recolhimento dos novos tributos. Será uma etapa de experimentação na qual as notas fiscais indicarão uma alíquota-teste da CBS e do IBS, mas sem cobranças.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato