LEMBRANÇAS
Benedito de Lira reconheceu apoio de Renan e projetou cenário para 2026
Ex-senador admitiu que acordo político com Renan Calheiros garantiu sua eleição em 2010
Em um encontro casual no final do ano passado, o ex-senador Benedito de Lira admitiu que Renan Calheiros cumpriu integralmente o acordo político firmado na eleição de 2010, que garantiu sua vitória ao Senado. A informação é do jornalista Voney Malta.
A conversa teria ocorrido em um posto de gasolina em Maceió, onde Biu respondeu a Juca Carvalho, presidente do Cidadania, sobre o cenário para 2026 e a possível candidatura de seu filho, o deputado federal Arthur Lira, ao Senado.
“Já disse a Arthur: Renan cumpriu tudo quando fui candidato a senador. Cumpriu tão bem que fui o mais votado. Se tivessem feito sacanagem, eu não teria sido o primeiro”, teria afirmado Biu.
Nas eleições de 2010, Benedito de Lira foi o senador mais votado em Alagoas, com 904.345 votos (35,94%). Na ocasião, ele e Renan Calheiros selaram um acordo para evitar ataques mútuos, concentrando a disputa contra a então senadora Heloísa Helena, que acabou derrotada.
Benedito de Lira iniciou sua carreira como assessor de um colégio em Maceió, tornando-se vereador, deputado estadual, deputado federal por vários mandatos e senador. Seu último cargo foi o de prefeito de Barra de São Miguel. Ele faleceu em 14 de janeiro deste ano. (Com Voney Malta)