santa catarina
Renan Filho e Jorginho Mello vão conversar após ataques pessoais
Os dois, por meio das redes sociais, acusaram um ao outro de não realizarem obras no estado
Depois de um embate público nas redes sociais, o ministro dos Transportes, Renan Calheiros Filho (MDB), e o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), vão se encontrar pessoalmente nesta quarta-feira, 23, em Brasília. O motivo oficial da reunião é buscar, junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e parlamentares catarinenses, uma solução para os impasses na BR-101, especialmente no trecho do Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis.
Na semana passada, a tensão entre os dois cresceu após Renan Filho criticar o governo catarinense por, segundo ele, negligenciar a situação da BR-101: “O povo de Santa Catarina não aguenta mais ser enganado”, disse o ministro em vídeo publicado no Instagram. O governador respondeu à altura: “Que audácia, hein, ministro! Tem que me seguir no Instagram para saber o que estamos fazendo”.
A reunião foi solicitada pelo Fórum Parlamentar Catarinense, que será representado pelos senadores Esperidião Amin (PP) e Jorge Seif (PL), além de deputados federais do estado. Em pauta, estará a possibilidade de retomar o projeto de construção de um túnel no Morro dos Cavalos, considerado fundamental para a fluidez do trânsito na região.
A obra já tinha licenças ambientais aprovadas desde 2012, mas acabou preterida pelo Governo Federal, que priorizou a construção da ponte Anita Garibaldi, em Laguna, no valor de R$ 777,1 milhões. Desde então, a duplicação do trecho sul da BR-101 segue inacabada.
Renan Filho afirmou em 2023 que o contrato assinado em 2008 com a concessionária Arteris Litoral Sul não previa a construção do túnel, o que inviabiliza a obra juridicamente, a menos que haja uma revisão contratual. A Arteris, por sua vez, vê com bons olhos a possibilidade de modernização dos contratos de concessão, o que poderia destravar investimentos.