POLÍTICA

JHC falta a jantar e Lira decide seguir campanha ao Senado sem o prefeito

Ausência foi interpretada como uma indefinição do apoio do gestor de Maceió
Por Redação 24/05/2025 - 12:03
A- A+
Assessoria
Deputado afirma que seguirá com projeto eleitoral em 2026 com ou sem apoio do prefeito
Deputado afirma que seguirá com projeto eleitoral em 2026 com ou sem apoio do prefeito

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), decidiu seguir com sua pré-campanha ao Senado Federal em 2026, independentemente da definição do prefeito de Maceió, JHC (PL). A sinalização foi feita por Lira a aliados próximos após a ausência do prefeito em um jantar oferecido pelo deputado, em Brasília, durante a semana.

Segundo interlocutores, JHC não compareceu ao jantar por conta das fortes chuvas que atingiram Maceió. Apesar disso, a ausência foi interpretada como mais um indicativo da indefinição do prefeito sobre seu futuro político. Lira, por sua vez, demonstrou disposição de tocar seu projeto mesmo sem a confirmação de apoio por parte do gestor da capital.

Apesar do distanciamento pontual, não há sinal de rompimento entre os dois. Fontes ligadas ao grupo político afirmam que a relação continua ativa, ainda que com movimentações em ritmos diferentes.

Durante o jantar, que reuniu prefeitos alagoanos em Brasília, Lira também apresentou os filhos Arthur Filho, de 26 anos, e Álvaro Filho, de 19 anos, aos gestores municipais. O gesto foi lido nos bastidores como um possível indicativo de transição política dentro do grupo liderado por Lira, já que a expectativa é de que um dos filhos dispute sua vaga na Câmara Federal caso ele avance na candidatura ao Senado.

Apenas Arthur Filho tem idade mínima para se candidatar ao cargo, conforme as regras atuais. Já Alvinho, que atua na gestão da Barra de São Miguel, ainda não poderia disputar uma vaga na Câmara, mas aliados acreditam que mudanças na legislação, como a PEC do fim da reeleição, podem alterar esse cenário.


Encontrou algum erro? Entre em contato