POLÍTICA

Marcelo Beltrão pede metas realistas e parceria no novo plano da Educação

Prefeito defendeu colaboração entre governos e metas específicas por município
Por Assessoria 03/07/2025 - 20:08
A- A+
Assessoria
Presidente da AMA apresentou avanços de Coruripe em seminário sobre o novo PNE
Presidente da AMA apresentou avanços de Coruripe em seminário sobre o novo PNE

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, defendeu nesta quinta-feira, 3, metas concretas e um regime de colaboração entre os entes federativos para o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que irá vigorar de 2024 a 2034.

Beltrão participou do Seminário Estadual de Alagoas, promovido pela Câmara dos Deputados no Centro Cultural do Sinteal, em Maceió. O evento é parte da agenda nacional de debates sobre o Projeto de Lei nº 2.614/2024, que estabelece diretrizes para a educação nos próximos dez anos.

Na mesa com o tema “Gestão Pública e Implementação do PNE”, ao lado de representantes do Ministério da Educação, da Secretaria de Educação de Alagoas e da gestão municipal de União dos Palmares, Beltrão apresentou dados de Coruripe, que em 2023 alfabetizou 94,1% das crianças na idade certa e alcançou nota 9,7 no Ideb dos anos iniciais – um dos maiores índices do país.

“O que precisamos é garantir que esse Plano seja concreto e tangível, com metas factíveis, e assim trabalhar em um regime de colaboração nobre, porque o Estado precisa contribuir e nós precisamos seguir avançando. Mas só o fato de estarmos sentando à mesa para discutir já é um ponto primordial para o cumprimento imediato. E o prefeito tem que fazer a sua parte, o secretário de Educação também, os professores, todos os profissionais da educação, porque estamos no mesmo barco, buscando a mesma coisa: a qualidade da educação para o nosso povo”, afirmou Beltrão.

Ele também defendeu que cada município estabeleça metas próprias, respeitando suas realidades.
“É importante, acima de tudo, que o município possa traçar suas metas anuais para atingir objetivos específicos, com metas mais simples, que possam ser cumpridas, garantindo as etapas de ensino, observando a equidade, a igualdade, mas, acima de tudo, promovendo a aprendizagem”, completou.

O deputado federal Rafael Britto, vice-presidente da Comissão Especial do PNE, elogiou a participação do presidente da AMA. “Obrigado, Marcelo. É sempre muito importante ouvi-lo. Você, que já foi secretário de Educação algumas vezes, prefeito também, e, para quem não sabe, Coruripe é a cidade com o melhor Ideb do Brasil, o que muito honra Alagoas por esse resultado”, declarou o parlamentar.


Encontrou algum erro? Entre em contato