brasília
Calheiros alerta para chances de impeachment de Moraes avançar no Senado
Senador afirmou que não vê "nenhuma possibilidade" de a pauta avançar no Congresso
Em entrevista ao portal Sete Segundos, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) se posicionou contra qualquer tentativa de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O parlamentar afirmou que não vê "nenhuma possibilidade" de a pauta avançar no Congresso Nacional e defendeu punição exemplar para quem participou da tentativa de golpe após a vitória de Lula nas eleições de 2022.
"Aquelas pessoas que, de uma forma ou de outra, participaram da tentativa de golpe de Estado, precisam ser punidas", declarou. Ele lembrou que, após sanções impostas pelos Estados Unidos contra Moraes, fez questão de publicar uma nota de solidariedade ao ministro nas redes sociais.
Para o senador, o Supremo exerce um papel central na proteção da democracia: "O STF é fundamental na garantia da democracia, do calendário da democracia, fazendo definitivamente valer as eleições", disse.
Calheiros também destacou que, logo após os atos golpistas, apresentou um pacote de medidas em defesa da democracia, propondo o foro adequado no STF para julgar os envolvidos nos ataques. "Defendo uma punição exemplar para todos que participaram daquela tentativa", concluiu.