POLÍTICA
PT de Alagoas vai propor vice na chapa de Renan Filho ao governo
Indicação será disputada pelo governador Paulo Dantas e pelo presidente da ALE, Marcelo Victor
O presidente estadual eleito do PT de Alagoas, Ronaldo Medeiros, afirmou que o partido pretende indicar o nome do vice na chapa do senador Renan Filho. A declaração foi publicada pelo jornalista Ricardo Mota nesta sexta-feira, 8, e ocorre antes da posse de Medeiros, marcada para 13 de setembro.
Medeiros disse que, após a posse, o PT vai consolidar sua atuação no estado e iniciar o diálogo com os aliados para participar da definição do vice. Ele justificou a proposta com base nos espaços ocupados pelo partido e na liderança de Lula no cenário nacional.
A indicação será disputada com o governador Paulo Dantas e o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor. Ambos defendem o nome do deputado estadual Bruno Toledo, que, no entanto, enfrenta resistência do grupo de Renan Calheiros.
Entre os motivos da rejeição a Toledo estão episódios eleitorais anteriores relacionados à Mesa Diretora da Assembleia. Os Calheiros mantêm restrições ao nome sugerido por Dantas e Marcelo Victor.
O PT aposta também na articulação de Lula. O presidente atuou na costura política que impediu a candidatura de JHC ao governo ou ao Senado, favorecendo o alinhamento entre Arthur Lira e Renan Calheiros.