articulação
Bastidores apontam JHC no páreo pelo governo de Alagoas em 2026
Prefeito apoiaria Lira ao Senado e reeleição de Renan Calheiros
Vereadores da Câmara de Maceió e gestores da prefeitura têm disseminado a informação de que o prefeito JHC (PL) poderá disputar o governo de Alagoas em 2026, apoiando o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) para o Senado.
Segundo o jornalista Voney Malta, a movimentação política ocorreria após a possível aprovação, pelo Senado, da indicação da procuradora Marluce Caldas — tia do prefeito — para o Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Nesse desenho, a estratégia incluiria a reeleição do senador Renan Calheiros (MDB-AL), sem a indicação de um segundo candidato ao Senado, enquanto o senador e ministro dos Transportes, Renan Filho, permaneceria em Brasília para disputar a reeleição em 2030.
O eventual governador JHC concorreria ao lado dele nesse futuro pleito. A avaliação nos bastidores é de que uma derrota de Renan Calheiros teria impacto político maior para o grupo do que a perda do governo estadual.
Já o governador Paulo Dantas (MDB) e o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor (MDB), indicariam o vice na chapa de JHC — mas, segundo aliados, resistem à ideia e ameaçam romper caso Renan Filho não entre na disputa pelo governo.
Há, inclusive, quem aponte a possibilidade de Paulo Dantas concorrer ao Senado, aproveitando seu bom desempenho nas pesquisas. Até recentemente, prevalecia a versão de que JHC não disputaria nenhum cargo em 2026, como parte do chamado “acordão de Brasília”.
No entanto, como na política os ventos mudam rapidamente, a definição só deve ganhar contornos mais claros após o desfecho do caso Marluce Caldas no Senado.