justiça
Alfredo Gaspar critica juíza após vídeo viral de audiência em Goiânia
Deputado questiona soltura de acusado com histórico criminal
Um vídeo que mostra uma juíza “brincando” com um acusado durante audiência de custódia em Goiânia viralizou esta semana e gerou críticas de autoridades e parlamentares. O deputado federal Alfredo Gaspar foi uma das figuras públicas que se manifestaram contrários à situação.
“Que maravilha: juíza e bandido perigoso, só sorrisos na audiência de custódia, com a consequente soltura do vagabundo. Essa bondade com criminosos tem que mudar. Por isso, fiz modificações na audiência de custódia, endurecendo as regras para a liberação de presos perigosos”, escreveu o parlamentar em sua conta no X (antigo Twitter) na quarta-feira, 10.
Gaspar é relator de um projeto de lei, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados, que visa tornar mais rígidas as regras para a liberação de presos durante audiências de custódia. Na terça-feira, 9, o Plenário da Câmara aprovou o pedido de urgência para votação da proposta.
Segundo apuração da imprensa nacional, o homem com quem a juíza interage no vídeo possui duas passagens policiais por homicídio e uma por tráfico de drogas. Após a audiência, ele foi colocado em liberdade, sem uso de tornozeleira eletrônica.
Embora a audiência tenha ocorrido em maio deste ano, o vídeo só se tornou público recentemente, após ser divulgado por uma policial militar, provocando repercussão em todo o país.