PODER LEGISLATIVO
Damares Alves pode virar cidadã honorária de Alagoas; projeto está na ALE
Justificativa do projeto ressalta que Damares prestou serviços relevantes a Alagoas e ao país
A Assembleia Legislativa de Alagoas deve votar o projeto que concede à senadora Damares Alves o título de cidadã honorária do estado. A proposta foi apresentada em fevereiro pelo deputado Cabo Bebeto ainda em fevereiro deve ser aprovada sem obstáculos, em razão do acordo de não barrar homenagens na Casa.
A justificativa do projeto ressalta que Damares prestou serviços relevantes a Alagoas e ao país. O texto apresentado pelo deputado usa como base a atuação da senadora em movimentos sociais, na defesa de crianças, mulheres e trabalhadores rurais, além de projetos voltados à proteção da infância e de grupos em situação de vulnerabilidade.
"Ela advogou voluntariamente por muitos anos para mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade social e violência doméstica. Por meio de políticas públicas efetivas e ações estruturantes, o trabalho em prol dos direitos de mulheres, crianças, adolescentes, jovens, idosos, pessoas com deficiência, povos e comunidades tradicionais e da família vem sendo realizado", diz parte da justificativa.
O documento também aponta sua passagem pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, período em que foram ampliados conselhos tutelares, serviços de atendimento e programas de proteção.
Vale lembrar que, em junho de 2024, a Câmara Municipal de Maceió já havia aprovado título semelhante em homenagem à senadora. Na ocasião, o projeto foi de autoria do vereador pastor Oliveira Lima, com três votos contrários dos parlamentares Olívia Tenório, Teca Nelma e Doutor Valmir.