POLÍTICA
Calheiros quer acelerar tramitação do IR e derrubar trechos de deputados
Movimentação é vista nos bastidores como uma forma de constranger Lira politicamente
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) está articulando uma estratégia política para pressionar o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), durante a tramitação do projeto de reforma do Imposto de Renda no Senado Federal. A informação é de Robson Bonin, da Veja.
Renan quer acelerar a análise da proposta na Casa Alta e retirar trechos do texto incluídos pelos deputados, em uma tentativa de mostrar que o Senado pode “corrigir excessos” da Câmara. A movimentação é vista nos bastidores como uma forma de constranger Lira politicamente.
O projeto, que já passou pela Câmara dos Deputados, trata de mudanças nas alíquotas do IR, isenções e ajustes para pessoas físicas e jurídicas. No Senado, a proposta deve enfrentar novas discussões sobre impactos fiscais e equilíbrio orçamentário.
Renan, que tem atuado como uma das vozes mais críticas à condução política de Lira, defende que o Senado reestabeleça o equilíbrio federativo e aprofunde o debate sobre os efeitos da reforma no sistema tributário.
Nos bastidores, a celeridade defendida pelo emedebista também é interpretada como uma forma de marcar posição política em Alagoas, estado onde ambos mantêm forte influência e rivalidade.



