POLÍTICA

Autoescolas pedem apoio de Lira contra proposta que muda regras da CNH

Setor quer barrar projeto de Renan Filho que acaba com aulas obrigatórias
Por Redação 10/11/2025 - 19:13
Atualização: 11/11/2025 - 09:52
A- A+
Reprodução
Arthur Lira recebeu representantes de autoescolas em reunião sobre proposta da CNH
Arthur Lira recebeu representantes de autoescolas em reunião sobre proposta da CNH

Representantes de autoescolas de todo o país se reuniram com o deputado federal Arthur Lira (PP) para tentar barrar o projeto do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), que propõe o fim da obrigatoriedade das aulas práticas e teóricas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A reunião durou mais de uma hora. Segundo a consultora jurídica da Associação Brasileira das Autoescolas (Abrauto), Olga Catarina Zanoni, o encontro foi produtivo e Lira demonstrou interesse pelo tema. “Ficamos 1h15 com o deputado Lira, então é porque o assunto interessou muito a ele. Achamos ele muito receptivo, muito aberto, solícito conosco. Estamos confiantes”, afirmou.

A Abrauto, que representa cerca de 5 mil autoescolas, tem se mobilizado junto a parlamentares para alertar sobre os impactos econômicos da proposta. Segundo a entidade, mais de 80% das autoescolas já registraram queda na procura pelos cursos, reflexo do debate sobre o fim da exigência.

Embora Arthur Lira não tenha feito declaração oficial, aliados confirmam que ele ouviu os argumentos e tratou o tema como uma pauta legítima de defesa do setor econômico. O encontro, no entanto, também tem um peso político, já que Lira e Renan Filho são adversários históricos em Alagoas.

Questionada sobre essa motivação, Zanoni foi direta: “Com certeza.”

Além de buscar apoio político, a entidade pediu que Lira interceda junto ao governo Lula para esclarecer que as regras para tirar a CNH continuam as mesmas, a fim de evitar prejuízos maiores ao setor.

Outro lado

Em nota, a assessoria do deputado federal Arthur Lira (PP) esclareceu que o parlamentar recebeu em seu gabinete a visita de cortesia de dirigentes da Abrauto (Associação Brasileira de Autoescolas). Na visita, Lira ouviu os pleitos dos gestores da entidade, contudo, em nenhum momento Arthur Lira se comprometeu em atuar contra as medidas que o governo federal pretende implementar com relação a alterações nos processos de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

"Na ocasião, representantes da entidade visitaram em Brasília dezenas de parlamentares federais, oriundos de diversos estados, sempre dialogando com todos sobre as medidas anunciadas pelo governo a respeito de mudanças nos trâmites de emissão da CNH. Em sinal de respeito à entidade e a seus dirigentes, Arthur Lira ouviu atentamente as colocações e posições dos líderes da Abrauto. Todavia, a respeito deste tema da emissão da Carteira Nacional de Habilitação, nenhuma medida foi anunciada pelo parlamentar", diz a nota.


Encontrou algum erro? Entre em contato