polêmica

MPAL quer manter nome de Zumbi na sede da Prefeitura de União dos Palmares

Procedimento busca evitar retirada de homenagem ao líder quilombola
Por José Fernando Martins 11/11/2025 - 07:52
A- A+
Divulgação
Prefeitura de União dos Palmares
Prefeitura de União dos Palmares

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) instaurou um procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar a preservação da denominação “Palácio Municipal Zumbi dos Palmares”, sede da Prefeitura de União dos Palmares. 

Segundo publicado no Diário Oficial desta terça-feira, 11, a medida foi adotada pela promotora de Justiça Jheise de Fátima Lima da Gama, da 2ª Promotoria de Justiça do município, após informações sobre a intenção de alterar o nome do prédio para Palácio Municipal Antônio Gomes de Barros.

Segundo a portaria, a iniciativa visa evitar um “retrocesso simbólico e institucional” em relação à preservação da memória afro-alagoana e à promoção da igualdade racial. O documento destaca a importância histórica de Zumbi dos Palmares, herói nacional nascido na região, símbolo da resistência à escravidão e da luta pela liberdade e igualdade. 

O MPAL determinou a expedição de recomendação à Câmara Municipal de União dos Palmares para que seja mantida a atual denominação do prédio público, além da juntada aos autos das notícias divulgadas nas redes sociais e da proposta apresentada ao prefeito solicitando a mudança de nome.

A alteração do nome do prédio foi aprovada pela Câmara de Vereadores no dia 3 de novembro, por iniciativa dos parlamentares Gustavo Pedroza, Ricardo Praxedes e Elvinho, sob o argumento de homenagear o ex-prefeito e ex-vice-governador Antônio Gomes de Barros. 

União dos Palmares é reconhecida nacionalmente como o berço do Quilombo dos Palmares, cuja principal referência histórica é a Serra da Barriga, tombada como patrimônio cultural e símbolo da resistência negra no Brasil.


Encontrou algum erro? Entre em contato