MUDANÇA
União dos Palmares deve retirar nome de Zumbi da sede da prefeitura
Município abriga a Serra da Barriga, área ligada ao Quilombo dos Palmares
A Câmara de Vereadores de União dos Palmares aprovou a alteração do nome do prédio da prefeitura, que deixará de se chamar Palácio Municipal Zumbi dos Palmares e voltaria a receber a denominação Palácio Municipal Antônio Gomes de Barros.
O município abriga a Serra da Barriga, área ligada ao Quilombo dos Palmares, local histórico de resistência de pessoas escravizadas. Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695, data que passou a marcar o Dia da Consciência Negra no país.
A proposta de mudança foi apresentada em 20 de outubro pelos vereadores Gustavo Pedroza, Ricardo Praxedes e Elvinho e aprovada no dia 3 de novembro. O texto menciona serviços prestados por Antônio Gomes de Barros à administração pública de Alagoas.
Atualmente, o prédio é identificado como “Palácio Zumbi dos Palmares”. A alteração aprovada não produz efeitos imediatos: a nova denominação só passa a valer após sanção e publicação no Diário Oficial. Em caso de veto total ou parcial, a matéria retorna ao plenário para nova apreciação.
Antônio foi prefeito de União dos Palmares na década de 1950, deputado estadual e vice-governador. O nome esteve na fachada até outubro de 2023, quando um projeto aprovado na Câmara mudou para a atual denominação.
O prédio foi construído na gestão de Manoel Gomes de Barros, filho de Antônio, e recebeu o nome em homenagem ao pai. Alteração aprovada anteriormente para remover o nome de Gomes de Barros teria relação com uma suposta rixa de grupos políticos locais vinculados ao ex-prefeito Areski Freitas, que nega tal desavença.



