infraestrutura
Renan Filho destaca interesse internacional em investimentos no Brasil
Ministro aponta confiança maior no país por parte do capital estrangeiro
O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), afirmou neste domingo, 16, que a percepção internacional sobre o Brasil é mais positiva do que a visão interna do país. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Canal Livre, da TV Band, em que destacou o recorde de participação do capital estrangeiro na Bolsa de Valores.
Segundo Renan Filho, investidores internacionais representaram 58% do volume negociado recentemente na Bolsa, demonstrando maior otimismo com o mercado brasileiro do que os investidores locais. Ele ressaltou que o Brasil possui atualmente a maior carteira de projetos de concessão rodoviária do mundo, o que tem despertado interesse de grandes empresas, especialmente europeias, como a francesa Vinci, que voltou a participar de leilões de infraestrutura no país.
O ministro também observou que o Brasil se destaca no cenário global como um dos principais destinos de investimento estrangeiro. Ele citou ainda que a possível redução da taxa de juros nos Estados Unidos pode beneficiar ainda mais os ativos brasileiros. Em comparação, mencionou países como a Argentina, onde há restrições para a retirada de dividendos por investidores.
Renan também destacou o avanço das emissões de debêntures de infraestrutura, que devem alcançar R$ 35 bilhões em 2025, reforçando o papel das políticas públicas na atração de recursos privados para o setor.



