XADREZ ELEITORAL

Pesquisas medirão efeito do caso Banco Master na imagem de JHC

Prefeito optou por não se pronunciar, enquanto vereadores aliados assumem a defesa pública
Por Bruno Fernandes 21/11/2025 - 08:52
A- A+
Assessoria
Pesquisas medirão efeito do caso Banco Master na imagem de JHC
Pesquisas medirão efeito do caso Banco Master na imagem de JHC

A possível perda de R$ 117 milhões aplicados pelo Maceió Previdência em títulos do Banco Master, liquidado pelo Banco Central na terça-feira, 18, entrou no centro do cálculo eleitoral de JHC (PL), que disputa — mesmo sem confirmar publicamente — espaço com Renan Filho (MDB) na corrida pelo governo de Alagoas em 2026.

O investimento, feito em letras financeiras sem cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), tornou-se ponto sensível para a gestão municipal e abriu um leque de questionamentos sobre efeitos diretos na imagem do prefeito, que vinha ampliando intenção de voto e alcançando empate técnico com Renan Filho.

Levantamentos dos institutos OpinData e Falpe, divulgados no dia 3 de novembro registraram diferença entre 0,8 e 1,75 ponto percentual entre os dois nomes, mantendo cenário aberto. Apesar dos dados, só novas pesquisas poderão medir o peso do caso na disputa estadual.

JHC optou por não se pronunciar, enquanto vereadores aliados assumem a defesa pública. A perda potencial dos recursos do Iprev tende a aparecer no debate eleitoral, já que envolve gestão previdenciária e decisões financeiras adotadas durante seu mandato.

A aprovação do prefeito em Maceió também poderá ser diretamente impactada. A última medição divulgada pelo Instituto Falpe entre 9 e 13 de outubro, marcou 80% de avaliações favoráveis. O índice, porém, pode ser testado conforme o episódio avance e se torne elemento explorado por adversários na pré-campanha, principalmente por Rui Palmeira e Renan Filho.

O Maceió Previdência informou, por outro lado, que pagamentos seguem garantidos e que a folha de novembro será quitada no dia 27, enquanto valores de dezembro e do décimo terceiro serão liberados em 19 de dezembro.


Encontrou algum erro? Entre em contato