senado
Senadores por Alagoas foram os mais alinhados ao Governo Lula em 2025
A nível nacional, apenas 10 parlamentares votam menos de 50% com o Planalto
Levantamento do Radar do Congresso, plataforma de monitoramento legislativo do Congresso em Foco, compilado pelo EXTRA, aponta que o Senado Federal apresenta elevado nível de alinhamento com o governo federal nas votações realizadas, o chamado "governismo". De acordo com os dados, apenas 10 senadores registram índice de governismo inferior a 50%, em um universo de 81 parlamentares.
O menor percentual identificado é de 40%, índice atribuído ao senador Rogério Marinho (PL-RN). Os demais parlamentares abaixo da linha dos 50% concentram percentuais entre 44% e 49%, o que indica que, mesmo entre os menos alinhados, há votações pontuais favoráveis ao governo.
Em contraste, a maioria do Senado mantém governismo elevado, com dezenas de parlamentares superando os 70%, 80% e até 90% de alinhamento nas votações analisadas pelo Radar.
Bancada de Alagoas
Os três senadores de Alagoas aparecem entre os parlamentares com alto índice de governismo, segundo o levantamento do Congresso em Foco.
- Renan Calheiros (MDB-AL) registra 94% de alinhamento com o governo;
- Fernando Farias (MDB-AL) aparece com 92%;
- Dra. Eudócia (PL-AL) soma 89% de governismo. Vale destacar que Eudócia, mãe do prefeito de Maceió JHC (PL), é do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, principal ícone da oposição ao presidente Lula (PT).
Os números colocam a bancada alagoana acima da média nacional, mostrando um comportamento majoritariamente favorável às matérias do Executivo federal no Senado.
No Radar do Congresso, o governismo é um índice que mede o grau de alinhamento de deputados e senadores com o governo federal nas votações do Congresso Nacional.
O indicador é calculado a partir da proporção de votos em que o parlamentar acompanha a orientação do líder do governo, em comparação às vezes em que vota de forma divergente ou se abstém, permitindo identificar o quanto cada mandato se posiciona a favor das pautas do Executivo.



