POLítica

Imprensa de MT destaca Marina Cândia, neta de ex-vice-governador

Primeira-dama ganha projeção nacional e passa a ser acompanhada de perto pela mídia mato-grossense
Por Redação 05/01/2026 - 07:51
A- A+
Douglas Júnior
Marina Candia, primeira-dama de Maceió
Marina Candia, primeira-dama de Maceió

Neta do ex-vice-governador de Mato Grosso José Monteiro de Figueiredo, conhecido como “doutor Zelito”, a empresária cuiabana Marina Cândia Figueiredo, atual primeira-dama de Maceió, desponta como um dos nomes mais citados para a disputa ao Senado por Alagoas nas eleições deste ano. O crescimento político da primeira-dama também tem sido destaque na mídia mato-grossense, que passou a acompanhar com atenção sua projeção nacional e a possibilidade de uma candidatura majoritária fora do estado de origem.

Levantamentos divulgados recentemente indicam que Marina Cândia aparece à frente do senador Renan Calheiros e do deputado federal Arthur Lira em cenários de pesquisa. Esposa do prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PL), ela tem ampliado a visibilidade com participações em eventos oficiais e forte presença nas redes sociais, onde soma cerca de 438 mil seguidores no Instagram — número superior ao de seus principais adversários citados.

Segundo o portal UOL, o nome de Marina Cândia ganhou força nos bastidores da política alagoana e passou a ser tratado como uma das novidades do cenário eleitoral. Outro fator que impulsiona sua projeção é o fato de uma das vagas ao Senado em disputa estar atualmente ocupada por Eudócia Caldas, mãe de JHC. Ela assumiu o mandato em 2024 como primeira suplente após a renúncia do então senador Rodrigo Cunha, que deixou o cargo para assumir a vice-prefeitura da capital.

Em entrevista ao UOL, a primeira-dama confirmou que avalia a possibilidade de concorrer ao Senado. “É um assunto que precisa ser discutido com JHC e com o grupo político do qual ele faz parte. Mas ele sempre apoiou meus projetos e minhas escolhas e não será diferente agora, se eu decidir pela candidatura”, afirmou.

Formada em Direito e Administração, Marina Cândia nunca disputou cargo eletivo. Natural de Cuiabá, ela carrega no histórico familiar a trajetória política do avô, José Monteiro de Figueiredo, que foi vice-governador de Mato Grosso entre 1971 e 1975. Caso confirme a candidatura e seja eleita em Alagoas, o movimento pode ampliar a presença feminina no Senado a partir de 2027, cenário que também envolve a possível eleição da deputada Janaina Riva por Mato Grosso.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato