segunda opção

DC surge como alternativa para grupo de JHC diante de incertezas no PL

Partido é apontado como possível rota caso haja impasses no diretório liberal
Por Redação 12/02/2026 - 06:18
A- A+
Divulgação
João Caldas ao lado de Eudo Freire
João Caldas ao lado de Eudo Freire

Diante de um cenário de incertezas nas articulações eleitorais do PL em Alagoas, aliados do prefeito de Maceió, JHC, avaliam que o partido Democracia Cristã (DC) pode se tornar uma alternativa estratégica para o grupo político ligado à família Caldas.

O DC é presidido nacionalmente, até 2028, pelo ex-deputado federal João Caldas, pai de JHC,apontado como principal articulador da legenda. A movimentação ocorre em meio a especulações sobre possíveis exigências da direção nacional do PL quanto à definição de candidaturas alinhadas ao bolsonarismo, restrições a coligações com partidos de centro ou eventual intervenção no diretório estadual.

JHC, que preside o PL em Alagoas, tem mantido interlocução com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), especialmente após a indicação de sua tia, Marluce Caldas, para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). O movimento foi interpretado por setores do partido como sinal de aproximação com o governo federal, gerando desconforto interno.

Conforme o jornalista Voney Malta, nesse contexto, o Democracia Cristã aparece como um “plano B” para eventuais candidaturas ao Senado, ao governo estadual, à Câmara dos Deputados ou à Assembleia Legislativa, caso haja obstáculos no PL. Entre os nomes mencionados nos bastidores estão o próprio JHC, a deputada estadual Eudócia Caldas, Marina Candia e outros integrantes do grupo político.

O DC, que atualmente não possui representação no Congresso Nacional, trabalha com a meta de eleger até 15 deputados federais nas próximas eleições. A legenda já lançou como pré-candidato à Presidência da República o ex-ministro Aldo Rebelo, que aparece em levantamentos preliminares com índices entre 2% e 3%.

A estratégia nacional da sigla inclui a articulação de alianças para ampliar o tempo de propaganda no rádio e na televisão, além de forte investimento em campanhas digitais. Internamente, dirigentes citam o desempenho nas redes sociais de JHC e de aliados como exemplo de capital político a ser explorado.

Em Alagoas, o partido mantém sob reserva os nomes de possíveis candidatos à Câmara Federal, que deverão ser anunciados em momento considerado oportuno. Entre os cotados, segundo aliados, está João Caldas, que, de acordo com interlocutores, teria viabilidade para disputar mandato em diferentes estados, em razão de sua articulação política nacional.


Encontrou algum erro? Entre em contato