O senador Jaques Wagner afirmou que reclamou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a condução da operação da Polícia Federal que teve como alvo um de seus endereços. Em entrevista publicada nesta sexta-feira, 26, pelo jornal *Folha de S.Paulo*, o parlamentar classificou como uma "patacoada" a divulgação de imagens de dinheiro apreendido durante a ação.
A operação foi realizada no dia quarta-feira, 18, durante a nona fase da Operação Compliance Zero, que investiga supostas irregularidades relacionadas ao Banco Master.
Segundo a Polícia Federal, Wagner é suspeito de ter recebido um imóvel avaliado em R$ 2,5 milhões e pagamentos que somariam R$ 3,5 milhões por meio de uma empresa ligada a um familiar. O senador nega as acusações.
• Clique para se inscrever no canal do EXTRA no WhatsApp ou Telegram
Na entrevista, Jaques Wagner afirmou que disse a Lula que houve uma tentativa de criar uma narrativa contra ele por meio da divulgação das imagens da operação.
O parlamentar declarou que não é contrário às investigações, mas criticou a exposição de fotografias do dinheiro apreendido. Segundo ele, esse tipo de divulgação representa uma condenação antecipada e não teria sido determinada pelo magistrado responsável pelo caso.
Wagner também afirmou que considera inadequada a divulgação das imagens e defendeu que a direção da Polícia Federal acompanhe esse tipo de procedimento.
O senador voltou a negar qualquer irregularidade e afirmou que a investigação tenta associá-lo a uma empresa que, segundo ele, não foi criada para beneficiá-lo.
Durante a entrevista, Wagner também comentou a relação entre o Banco Master e o cartão consignado Credcesta, afirmando que conheceu o empresário Augusto Lima durante as negociações envolvendo o programa na Bahia.
Jaques Wagner também explicou a decisão de deixar a liderança do governo no Senado, anunciada nesta semana.
Segundo o parlamentar, Lula questionou se ele teria condições de conduzir simultaneamente a defesa no processo e a liderança do governo. Após a conversa, Wagner optou por se afastar da função.
A liderança do governo no Senado passou a ser exercida pela senadora Teresa Leitão.
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.