SAÚDE

Entenda o que é febre Oropuche, registrada pela primeira vez em Alagoas

Doença é causada por um arbovírus Orthobunyavirus, da família Peribunyaviridae
Por Redação 11/07/2024 - 08:25

ACESSIBILIDADE

Carla Cleto / Ascom Sesau
Transmissão ocorre por mosquitos infectados
Transmissão ocorre por mosquitos infectados

Alagoas registrou na segunda-feira o primeiro caso de febre oropouche. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgou a informação na quarta-feira, 10, o paciente é um homem de 55 anos de Japaratinga. Mas a final, o que é a doença registrada pela primeira vez no estado e pouco conhecida dos alagoanos?

A doença é causada por um arbovírus Orthobunyavirus, da família Peribunyaviridae, e é transmitida por mosquitos infectados após picarem um ser humano ou animal contaminado.

A febre oropouche ocorre em dois ciclos:

No ciclo silvestre, infecta macacos, bichos-preguiça e aves silvestres, transmitida por mosquitos como Aedes serratus e Coquillettidia venezuelensis.

No ciclo urbano, o único hospedeiro é o ser humano, transmitida pelo Culicoides paraensis, conhecido como borrachudo ou maruim.

Os sintomas principais incluem febre, calafrios, dor de cabeça, dor nas articulações e náuseas.

Embora diagnosticada no Brasil em 1960, a febre oropouche ainda é pouco conhecida. Em 2023, o Brasil registrou 773 casos, 99% na região Norte. A doença já foi notificada em vários estados, com dois casos confirmados em Pernambuco em maio deste ano.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato