Houthis do Iêmen afirmam ter abatido um avião de guerra dos EUA no mar Vermelho

O movimento islâmico Ansar Allah, também conhecido como houthis, lançou ataques contra dois porta-aviões dos EUA e duas cidades israelenses. Além disso, abateu um caça F-18 dos EUA no mar Vermelho, informou nesta quarta-feira (30) o porta-voz militar da organização, Yahya Sarea.
Segundo o porta-voz, há alguns dias, os houthis lançaram um ataque ao porta-aviões norte-americano USS Harry S. Truman, o que supostamente forçou o navio a desviar para o extremo norte do mar Vermelho, em direção ao Canal de Suez.
A ofensiva conseguiu abater "um caça F-18" e frustrou "um ataque aéreo inimigo" contra o Iêmen.
A imprensa dos EUA informou que um caça F-18 Super Hornet "desapareceu" no mar Vermelho após cair do USS Harry S. Truman enquanto era rebocado. Isso teria acontecido quando o porta-aviões fez uma "curva fechada" para evitar lançamentos de drones e mísseis dos houthis.
Além disso, Sarea relatou um ataque de drones contra o porta-aviões USS Carl Vinson "e seus navios de guerra no mar Arábico" e outro ataque envolvendo três drones contra "alvos militares do inimigo israelense". Isto em Tel Aviv e Ashkelon.
No início de abril, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, admitiu que os houthis realizaram 174 ataques contra navios de guerra dos EUA e quase 150 ataques contra navios mercantes dos EUA no último ano e meio.
As tensões entre Washington e os houthis do Iêmen aumentaram desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou ataques em larga escala contra os houthis no dia 15 de março.
Naquela ocasião, o presidente afirmou que o tempo dos houthis havia "acabado" e prometeu: "o inferno cairá sobre vocês como nunca antes!" Até o momento, no entanto, Ansar Allah teve tempo de lançar ataques contra alvos americanos. Até Trump escreveu recentemente em sua conta no Truth Social: "Eles nunca mais afundarão nossos navios!"
Por Sputinik Brasil