Trump diz que Rússia está 'totalmente envolvida' nas negociações e quer se reunir com Putin

Por Sputnik Brasil 16/05/2025 - 21:27
A- A+
© AP Photo
Trump diz que Rússia está 'totalmente envolvida' nas negociações e quer se reunir com Putin

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (16) que a liderança russa está totalmente envolvida nas negociações para um acordo sobre a situação na Ucrânia. A declaração ocorre na contramão de lideranças ocidentais, a exemplo do líder francês Emmanuel Macron, que acusou Moscou de "não querer a paz".

"Bem, ele [o presidente russo Vladimir Putin] está à mesa de negociações, ele quis esta reunião. E eu sempre senti que não pode haver um acordo sem a minha presença, porque não acho que um acordo vá adiante sem mim", disse Trump em entrevista à Fox News ao ser questionado sobre a ausência do presidente russo na Turquia e se isso seria um obstáculo à paz na região.

Trump ressaltou ainda que não pretende ir à Turquia e que espera se encontrar com o presidente russo em breve. "Tenho um relacionamento muito bom com Putin, acho que vamos fazer um acordo, precisamos nos encontrar", afirmou.

No último fim de semana, Putin propôs que a Ucrânia retomasse as negociações diretas, sem pré-condições, em Istambul. O presidente russo ainda não descartou a possibilidade de as partes chegarem a um acordo de cessar-fogo durante as conversas.

Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a Rússia está determinada a buscar uma solução pacífica de longo prazo. De acordo com Peskov, o objetivo das negociações propostas com a Ucrânia é eliminar as causas profundas do conflito e garantir os interesses da Rússia.

As negociações entre Rússia e Ucrânia estavam previstas para a última quinta (15), quando a delegação russa chegou a Istambul, mas não houve contatos com representantes ucranianos na data.

Já nesta sexta, as conversas duraram quase duas horas e o assessor presidencial russo Vladimir Medinsky, que lidera a delegação russa, anunciou uma troca de prisioneiros em grande escala: 1.000 por 1.000 com a Ucrânia.

Conforme Medinsky, Moscou e Kiev concordaram em apresentar suas visões sobre um possível cessar-fogo futuro. Durante o encontro, a delegação ucraniana solicitou ainda uma reunião entre os chefes de Estado, e a Rússia levou esse pedido em consideração.


Por Sputinik Brasil


Encontrou algum erro? Entre em contato