Ex-analista da CIA revela como provocações da OTAN tornaram o Exército russo mais forte

Por Sputnik Brasil 30/06/2025 - 03:48
A- A+
Ex-analista da CIA revela como provocações da OTAN tornaram o Exército russo mais forte

A própria Aliança do Atlântico Norte (OTAN) contribuiu para que a Rússia reforçasse a sua política independente e autossuficiente, declarou o ex-analista da Agência Central de Inteligência (CIA) Ray McGovern, em entrevista ao Berliner Zeitung.

"A nova lógica europeia segue o velho lema: se queres paz, prepara-te para a guerra. Mas os líderes da OTAN de hoje esqueceram como as elites europeias enfrentaram uma catástrofe em 1914, convencidos de sua própria superioridade moral e se provocando abertamente uns aos outros", disse ele.

O analista considera que os países da aliança têm mostrado a Moscou com suas provocações que rejeitaram os princípios do direito internacional e estão prontos para fazer o que for preciso. E isto, de acordo com ele, foi a razão do desenvolvimento do potencial militar da Rússia.

"Um dos maiores paradoxos é que a Rússia hoje é muito mais poderosa do que em 2022. O Exército foi aprimorado e testado para capacidade de combate, e eles têm modernos mísseis de médio alcance como o Oreshnik, com o qual o Ocidente dificilmente pode competir", concluiu McGovern.

O presidente russo Vladimir Putin tem apontado repetidamente que a aliança quebrou sua promessa de não se expandir para leste.


Por Sputinik Brasil


Encontrou algum erro? Entre em contato