Revista explica por que cruzador de batalha russo Admiral Nakhimov é um 'monstro' de defesa antiaérea

Por Sputnik Brasil 23/08/2025 - 05:55
A- A+
© Sputnik / Oleg Lastochkin
Revista explica por que cruzador de batalha russo Admiral Nakhimov é um 'monstro' de defesa antiaérea

O cruzador de batalha da Rússia movido a energia nuclear Admiral Nakhimov pode ser chamado de um verdadeiro monstro de defesa antiaérea, avança Military Watch Magazine.

O artigo observa que o arsenal do navio de guerra inclui 80 mísseis de cruzeiro, incluindo os 3M14T Kalibr, concebidos para lançar ataques precisos contra alvos terrestres a uma distância de até 2.500 quilômetros, e mísseis hipersônicos antinavio Tsirkon capazes de alcançar velocidade até Mach 9, o que equivale a mais de 11.100 km/h.

"No entanto, o enorme potencial de combate do cruzador como uma plataforma de defesa antiaérea é muitas vezes negligenciado, com a maior parte de seu vasto arsenal de lançadores verticais, 96 de 176, dedicada à versão naval do sistema de defesa antiaérea S-400 de longo alcance", ressalta a publicação.

O artigo aponta que Admiral Nakhimov foi o primeiro navio com uma versão naval do S-400 para substituir o sistema de defesa antiaérea S-300F.

O portal escreve que o arsenal de defesa antiaérea do navio é equivalente a três divisões terrestres de S-400.

"Este arsenal excede o arsenal total de mísseis antiaéreos de longo alcance disponíveis na grande maioria dos países, e custará aproximadamente US$ 1,6 bilhão [R$ 8,7 bilhões] para exportar como sistemas terrestres", avança mídia.

Por fim destaca-se que a alta mobilidade e autonomia, alcançada através de um par de reatores nucleares, armas poderosas e sistemas de defesa antiaérea permitirão que o cruzador mude radicalmente a situação no Ártico.


Por Sputinik Brasil


Encontrou algum erro? Entre em contato