Luto
Morre Hermeto Pascoal, alagoano ícone da música brasileira
Músico estava internado em um hospital na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro
O músico e multi-instrumentista alagoano Hermeto Pascoal morreu, neste sábado, 13, aos 89 anos, no Rio de Janeiro.
Segundo nota nas redes sociais do artista, ele estava internado em um hospital na Zona Sudoeste da capital e teve "falência múltipla dos órgãos".
"Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música. No exato momento da passagem, seu grupo estava no palco, como ele gostaria: fazendo som e música. Como ele sempre nos ensinou, não deixemos a tristeza tomar conta: escutemos o vento, o canto dos pássaros, o copo d’água, a cachoeira, a música universal segue viva", diz a postagem.
Ícone da música instrumental mundial e três vezes vencedor do Grammy Latino, Hermeto Pascoal foi reconhecido pelo aclamado músico de jazz estadunidense Miles Davis como "o músico mais impressionante do mundo”, com quem tocou na dácada de 1970.
Nascido em Alagoas, começou a tocar acordeom aos 10 anos, e ficou famoso por transformar qualquer objeto em instrumentos musicais, como chaleiras e brinquedos infantis.
Mais tarde integrou o Quarteto Novo e grupos como o Brazilian Octopus. Somente neste ano, fez nove apresentações na Europa e seu último show em junho, no Circo Voador, na capital fluminense.