colunista

Roberto Baia

Roberto Baia é formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas.

Conteúdo Opinativo

Foram exonerados

09/06/2024 - 06:00
Atualização: 07/06/2024 - 22:02

ACESSIBILIDADE


Foi publicado no Diário Oficial da Assembleia na última segunda-feira, 3, a exoneração do ex-deputado estadual Jairzinho Lira (MDB) e da sua esposa Fabiana Apóstolo Lira. Eles ocupavam o cargo de “assessores especiais”. Vale lembrar que assessoria jurídica do ex-parlamentar enviou à imprensa no dia 20 de março uma nota afirmando que Jairzinho não tinha nenhum vínculo trabalhista com a ALE.

Jairzinho mentiu?


Além do ex-deputado e da esposa, também constava na folha da Assembleia o nome de seu motorista e uma sobrinha, com os pagamentos mensais de R$ 39 mil. Essas contratações também foram negadas pelo ex-deputado.

“Me impõe o dever em informar que não tenho absolutamente nada a ver e nenhuma responsabilidade com os cargos ocupados pelas pessoas mencionadas. Esclareço também que meu mandato parlamentar foi finalizado na legislatura passada, de modo que não mais possuo qualquer vínculo com a Assembleia Legislativa de Alagoas”, dizia outro trecho da nota.

Nesse caso, as autoridades precisam se posicionar para a população para que a verdade de fato apareça.

Como diz a expressão popular: tem “caroço nesse angu”.

Eleições 2024


O pré-candidato a prefeito de Lagoa da Canoa Jarbinhas Barros usou suas redes sociais para divulgar um vídeo confirmando a sua pré-candidatura na disputa eleitoral nas eleições de outubro próximo.

“Sou uma nova opção, uma opção viável, que vai trazer crescimento e oportunidades. Lagoa da Canoa precisa dessa virada de chave, precisa dessa mudança já e estou pronto para isso. Minha pré-candidatura é firme, é sólida”.

Adotar esse discurso da mudança faz sentido, afinal nas últimas décadas o poder em Lagoa da Canoa tem sido alternado entre o grupo liderado pela atual prefeita Tainá Veiga e o grupo liderado por Jairzinho Lira, ex-prefeito e ex-deputado.

Novo expoente


Dessa vez, o novo expoente da família Barros se mostra disposto a entrar nessa disputa quando diz “precisamos libertar Lagoa da Canoa do estado de atraso político e do medo em que as pessoas se encontram. Tenho visto nas ruas a indignação com o atraso de Lagoa. E muita gente diz que vota no lado A por não tolerar o B, e vice versa. E eu venho pra ser essa verdadeira mudança. E estou pronto para isso”.

Vale ressaltar que Jarbinhas vem a cada dia crescendo no conceito do povo canoense e pode surpreender. Jovem capacitado, com grande disposição de luta, parece carregar a competência administrativa e o carisma com que a família Barros sempre se destacou. E o seu contato direto com as pessoas de Lagoa da Canoa é indicativo de que pretende fazer um trabalho humanitário, assistindo aos mais pobres.

Apoio importante


Com a repercussão do vídeo, entrevistas em rádios foram marcadas e algumas figuras políticas de referência, a exemplo do prefeito de Girau do Ponciano, David Barros, e do deputado Gilvan Barros, se manifestaram também a favor do pré-candidato nas redes sociais, também adotando o tom da mudança.

O prefeito de Girau ressaltou que “ele é um dos melhores gestores com quem eu já trabalhei, tem visão, tem garra e competência e contribuiu muito para o crescimento de Girau do Ponciano. E tem toda a capacidade de fazer o mesmo por Lagoa da Canoa, ou até mais. Jarbinhas, você tem o meu total apoio e de toda a nossa família a sua pré-candidatura. E de mãos dadas, vamos continuar esse trabalho para trazer desenvolvimento para toda a região”.

Eleições em Santana


No início do ano, o desembargador aposentado José Carlos Malta Marques deixou o Tribunal de Justiça de Alagoas e anunciou a sua pré-candidatura a prefeito da cidade de Santana do Ipanema.

Ao anunciar sua pretensão na disputa eleitoral nas eleições de outubro próximo, o desembargador afirmou que seria “uma coisa natural” se o ex-prefeito e ex-deputado estadual Isnaldo Bulhões não houvesse falecido, pois havia um entendimento entre ambos para que Malta Marques fosse o candidato quando deixasse a magistratura.

Sem diálogo


Mas de acordo com fontes políticas, a atual prefeita, Christine Bulhões (MDB), trabalha para lançar à sua sucessão um sobrinho, numa articulação do deputado federal Isnaldo Bulhões Jr (MDB), seu irmão. Até o momento, não há nenhum diálogo com Malta Marques nem mesmo quando o assunto é a função de vice-prefeito.

Formação de chapas


Ainda de acordo com informações, Malta Marques ainda aguarda um contato do grupo até o prazo final para a formação das chapas – o que parece ser uma possibilidade distante, visto que ele está sendo até mesmo ‘evitado’ pela família em eventos públicos.

Eleição suplementar


Com a conclusão, na última quarta-feira, 5, do processo de carga nas urnas eletrônicas, está praticamente tudo pronto para a eleição suplementar em Porto Real do Colégio, neste domingo, 9. Servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TRE de Alagoas, do cartório eleitoral da 37ª Zona e técnicos terceirizados realizaram os procedimentos nas urnas eletrônicas das 50 seções eleitorais e nas urnas de contingência.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato