Conteúdo Opinativo

Briga de caciques

Por 10/08/2018 - 10:43

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 A entrada do senador Fernando Collor na briga pelo governo do Estado livrou Alagoas do vexame de reeleger um governador por aclamação.

A disputa é salutar, não apenas por fortalecer a democracia, mas também para legitimar a vitória do vencedor. Ademais, em qualquer circunstância política, a participação de uma oposição ativa é um imperativo democrático.

Mais ainda em Alagoas, cuja escassez de novos líderes ameaça transformar o estado em uma propriedade particular do governador de plantão, seja ele quem for.

E aqui não se trata de definir se Fernando Collor é melhor que Renan Filho, dado que essa tarefa é um direito constitucional do eleitor, cuja escolha será feita nas urnas. 

A participação de Collor, além de proporcionar ao alagoano a opção de escolher o que achar melhor, contribuirá também para reduzir o índice de inadimplência eleitoral, que já se aproxima dos 50% em todo o País.

Por fim, quando o tema é sucessão, o melhor para todos é que as duas principais lideranças que restaram em Alagoas estejam em lados opostos. Unidos podem não dar bons resultados e a conta é sempre paga pelo povo.


Encontrou algum erro? Entre em contato