Fator Lessa
A região Norte está eufórica com a promessa de Paulo Dantas de concluir a duplicação da AL-101 entre Maceió e Barra de Santo Antônio ainda no seu mandato e entregar a primeira fase do aeroporto de Maragogi até final de 2026. Passadas as eleições, o governador parece que entrou no acelerado ritmo de execução de obras que caracterizou a primeira metade de sua gestão.
A interrupção dessa e de outras obras é motivo de preocupação com a possibilidade de Paulo Dantas renunciar ao mandato para disputar um cargo eletivo em 2026. A questão é que o grupo governista não confia no vice-governador para coordenar a campanha de 2026, o que pode mudar o rumo das eleições como ocorreu em 1986 quando o vice José Tavares trocou de time e elegeu, pela oposição, Collor governador.
A solução seria o vice renunciar antes de assumir o governo. O próprio Lessa já anunciou essa possibilidade, mas o grupo de Dantas, Renan e Marcelo Victor não admite correr o menor risco de JHC chegar ao governo. Resumo da ópera: o governador Paulo Dantas deve concluir o mandato e coordenar a campanha eleitoral de 2026 que pretende eleger Renan Filho pela terceira vez.