Paulo Dantas frustra planos de Lessa ao decidir cumprir mandato até o fim

O governador Paulo Dantas embarcou de vez na candidatura de Renan Filho ao Governo de Alagoas ao reafirmar que permanecerá no cargo até o último dia de seu mandato. A decisão tira de Ronaldo Lessa a possibilidade de governar o estado pela terceira e última vez.
Com uma possível renúncia de Dantas para disputar as eleições em 2026, o vice-governador alimentava a esperança de assumir o governo e concorrer à reeleição. Agora, terá que rever o projeto político de seu partido, o PDT, de lutar por um mandato de deputado federal ou estadual em 2026, o que não será nada fácil.
Nessa hipótese, uma derrota nas urnas levará Lessa a pendurar as chuteiras e encerrar sua carreira política aos 77 anos de idade e com problemas de saúde. Na vida pública foi vereador, prefeito de Maceió, vice-prefeito, deputado estadual, governador por dois mandatos, deputado federal e agora vice-governador.
Ronaldo Lessa nunca integrou o restrito grupo de Renan Calheiros; virou vice de Dantas por uma contingência política de interesses mútuos. Mas sua permanência no grupo não interessa mais ao MDB, cujo projeto de poder terá continuidade com outros atores políticos.
A anunciada decisão de Paulo Dantas de ficar no governo até o final do mandato talvez seja um ultimato para forçar o vice a negociar sua renúncia e liberar o cargo para outro governador-tampão indicado pela Assembleia Legislativa sob o comando do deputado Marcelo Victor.
Como ainda falta quase um ano para expirar o prazo para desincompatibilizações, só o tempo dirá se Paulo Dantas ficará no cargo até janeiro de 2027 ou se está blefando, o que faz parte do jogo político.