JHC deve ficar no PL

Aliados de JHC alimentam a ideia de que o prefeito de Maceió deve participar das eleições majoritárias do próximo ano e apostam que o acordão de Brasília será cumprido apenas em parte. Acreditam que a promessa de trocar o PL de Bolsonaro por um partido da base aliada de Lula não vai prosperar.
Permanecer no Partido Liberal – dizem seus aliados – é ponto central para a definição do projeto político do prefeito no pleito de 2026. Alegam que no PL nenhum cacique político de Alagoas terá autoridade para impedir JHC de participar das eleições majoritárias ou negar legenda para a Câmara dos Deputados.
Nesse raciocínio os caldistas argumentam que JHC deve cumprir a promessa do acordo bancado pelo presidente Lula de não disputar o Governo de Alagoas em 2026, abrindo espaço para a eleição de Renan Filho ao seu terceiro mandato. Mas não deve abrir mão de concorrer ao Senado com ou sem Arthur Lira na disputa.
Para seus aliados, JHC tem chances reais de vitória na disputa por uma das duas vagas de senador. E acreditam que uma chapa encabeçada por Alfredo Gaspar ao governo e JHC ao Senado seria imbatível. Vale lembrar que o deputado já estuda a possibilidade de se filiar ao PL de Bolsonaro.
Como a distância entre conjectura e realidade é infinita, resta esperar pelos fatos reais que surgirão até julho de 2026, data das convenções partidárias.