Sururu

Cidadania à primeira-dama aproxima JHC e deputados

Por Redação 17/10/2025 - 12:01
A- A+
Divulgação
JHC planeja lançar sua esposa, Marina Cândia, nas eleições de 2026
JHC planeja lançar sua esposa, Marina Cândia, nas eleições de 2026

A concessão do título de cidadã alagoana a mato-grossense Maria Candia, esposa de JHC, marcada para segunda-feira, pode sinalizar uma aproximação entre o prefeito e a Assembleia Legislativa de onde João Henrique Caldas alçou voo para a Câmara Federal após ganhar as manchetes dos jornais com denúncias de corrupção durante a legislatura da época.

Ainda desconhecido, JHC se elegeu deputado estadual em 2010 pelo PTN, ficando em penúltimo lugar com 17.911 votos, à frente apenas de Severino Pessoa com 16.207 votos válidos. Em poucos meses se projetou ao denunciar os malfeitos dos colegas, que o elegeram como inimigo número um e até hoje se mantém distantes.

JHC logo caiu nas graças do eleitor; nas eleições de 2014 chegou à Câmara dos Deputados com a maior votação de Alagoas e repetiu a dose em 2018 quando se reelegeu deputado federal mais bem votado do país. Na eleição municipal de 2020 chegou à Prefeitura de Maceió de onde pretende alçar voos mais altos.

Dos 27 “inimigos” que ganhou na Assemblea Legislativa de então, seis deles permanecem com mandatos: Antônio Albuquerque, Inácio Loiola, Marcelo Victor, Nezinho, Flávia Cavalcante e Marcos Barbosa. Desses, Albuquerque e Marcelo Victor são os mais resistentes a uma possível aliança com o prefeito de Maceió. Mas, como dizia Euclides Mello, “na política de Alagoas só não vi boi voar”

Quinze anos depois JHC se consolida como uma das principais lideranças do estado e precisa do apoio dos deputados para viabilizar seu projeto de chegar ao governo de Alagoas. A honraria concedida à primeira-dama Marina Candia por iniciativa do deputado Delegado Leonam, pode ser a ponte para pavimentar o caminho de volta à Casa de Tavares Bastos.


Encontrou algum erro? Entre em contato